Como saber se meu nível do inglês é bom o suficiente?

Este vídeo foi feito em parceria com meus amigos da Nós na Gringa e responde uma das perguntas que eu mais recebo de meus queridos alunos: O meu nível de inglês é bom o suficiente para viajar?

 
 

Como pode ver, o conceito de "nível" funciona apenas em certos contextos porque é um grau de medida bastante relativo. O seja, o que uma escola ou curso de inglês chama de inglês "intermediário", pode ser considerado inglês "avançado" em outra. 

E, não se esqueça, idiomas envolvem muitas habilidades: speaking, listening, reading e writing. Eu, por exemplo, possuo nível "avançado" no português falado, mas bem "intermediário" no escrito.

Finalmente, a ideia de "bom o suficiente" me preocupa. Pesquisas indicam que uma preocupação com ser "bom o suficiente" leva a procrastinação, perfeccionismo e outras atitudes que queremos evitar.

So, what do you think? Gostaria de ouvir sua opinião. Nos comentários abaixo, nos conte: O que aprendeu de mais importante nesta conversa e como você irá colocar isso em prática? 

Obrigada por assistir o vídeo e permitir que eu seja parte da sua jornada de aprendizado de inglês. Compartilhe este post com os seus amigos facilmente, apenas clicando sobre um dos ícones que ficam aqui abaixo. Vamos juntos!